Leituras Complementares:
Ano I:
- A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento com eixos norteadores.
- FERREIRA, Andrea; ROSA, Ester. O fazer cotidiano na sala de aula: a organização do
trabalho pedagógico no ensino da língua materna. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. - SILVA, Ceris S. Ribas. O planejamento das práticas escolares de alfabetização e letramento. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca; MARTINS, Raquel (orgs.) Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora:
Ceale, 2008. (livro do acervo do PNBE Professor 2010). - GOMES, Maria de Fátima Cardoso; DIAS, Maria Tomayno de Melo e SILVA, Luciana
Prazeres. O registro da rotina do dia e a construção de oportunidades de aprendizagem da escrita. In CASTANHEIRA, Maria Lúcia, MACIEL, Francisca e MARTINS, Raquel (orgs.). Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2008. (livro do acervo do PNBE Professor).
- Formas de Organização do trabalho de Alfabetização e Letramento.
- Alfabetização e Leitura Literária. A leitura literária no processo de alfabetização: a mediação do professor.
- O professor como mediador das leituras literárias.
- A biblioteca escolar como espaço de aprendizagem.
- O papel da biblioteca na formação do leitor.
- O acervo das bibliotecas escolares e suas possibilidades.
- Alfabetização na perspectiva do letramento: obras complementares para os anos 1 e 2 do Ensino Fundamental.
- LEAL, Telma Ferraz.; SILVA, Alexandro da (orgs). Recursos didáticos e ensino da Língua Portuguesa: computadores, livros... e muito mais. Curitiba: Editora CRV, 2011, v.1, p. 95-114.
- A escola do campo em movimento.
- Redes de leitores: configurando uma história da leitura de Crianças de assentamento da reforma agrária no sudeste do Estado do Pará.
- BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In BAKHTIN, Mikahail. Estéticada criação verbal. 3a ed. (1a ed. 1992). São Paulo: Martins Fontes 2000.
- http://pt.scribd.com/doc/20786562/LIVRO-BAKHTIN-Estetica-Criacao-Verbal
- MACHADO, Maria Zélia Versiani. Ensinar português hoje: novas práticas na
tensão entre o escolar e o social. In MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei
Teodoro. Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2010.
Comentários
Postar um comentário